sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Boulders de Rio das Ostras e Macaé – NÃO GRAMPEIE!!!!

Na região de Rio das Ostras e Macaé, além de inúmeras escaladas com cordas, o que não falta também são ótimos boulders. Basicamente, os campos de boulders mais conhecidos são os da beira da praia da Costa Azul, Areias Negras e Mar do Norte, mas particularmente, os que creio apresentarem maior potencial são os campos perto das montanhas, em direção à serra. Para a serra de Macaé, os campos de boulders mais populares são os de Córrego do Ouro e os da entrada do Pico do Buião.


Alan em um dos boulders da entrada do Pico do Buião, Glicério



Na Serra do Pote existem dois campos com excelente potencial, com diversas linhas abertas, muitas negativas de agarras pequenas, alguns em aderência e até alguns high balls. Um destes campos deles fica após a fazenda do Seu Adecir, é um campo novo que ainda está sendo explorado e tem grande potencial. O outro, já mais famoso e popular são os Boulders dos Gomos, localizado aos pés da maior parede que está de frente para a BR-101. Neste campo, existem 3 blocos principais com várias linhas. 


Fred em um dos high ball dos gomos

Na região, temos evitado nomear os boulders ou as linhas em blocos pequenos, pois é impossível saber quem foi o primeiro a escalar, principalmente nos boulders da praia, onde diversos escaladores passam todos os anos e deixam sua marca de magnésio. Tal fato é tão real que recentemente encontrei um site onde escaladores colocam os boulders da Costa Azul como tendo sido "conquistaqdos" pela primeira vez em 2004, dão uma série de nomes para linhas que o Fred (só pra citar um conhecido, imagina os desconhecidos...) já faz desde 2000.


João no boulder da fenda da Costa Azul aos 10 anos de idade.


Já mais preocupante é o fato de que alguns boulders estão sendo grampeados com chapeletas e grampos de má qualidade ou até parafusos (!), a exemplo de dois blocos nos Gomos e recentemente um colocado no topo da Falésia Cantagalo, ao lado de uma chapeleta que foi roubada e o parabout batido para dentro do buraco Atualmente, esta não é uma atitude justificável, pois os crash pads estão de fácil acesso e devemos valorizar este estilo, sem falar que os grampos, principalmente na praia, tem enferrujado rapidamente, deixando ali uma mancha amarelada, vide o caso do boulders da fenda da Costa Azul e Areias Negras.

Bernardo em um dos boulders dos Gomos

Finalizando, mais uma vez citando a frase para os que ainda não conhecem: não rebaixe a montanha ao seu nível. Escale, pratique e um dia mande aquele boulder sonhado, sem cordas, parafusos ou grampos. Valorize a liberdade que a escalada em bouders proporciona!

Abraço


Nenhum comentário:

Postar um comentário